Na minha primeira postagem, irei falar sobre um assunto pouco discutido e aplicado no Brasil: a fachada ventilada.
No âmbito de fazer projetos arquitetônicos para edifícios habitacionais e comerciais em países considerados ''quentes'', os arquitetos não tem em um dos seus principais objetivos a refrigeração e climatização do seu projeto final.
Entretanto, no hemisfério Norte onde se tem uma grande quantidade de edifícios que gastam fortunas com esse sistema, cada arquiteto no seu planejamento de seu projeto visa a refrigeração e climatização do seu edifício. Com isso, foi criado o sistema de fachada ventilada onde visa a diminuição de gastos milionários no sistema de climatização e refrigeração em edifícios comerciais e habitacionais.
Sistema de fachada ventilada aplicado em edifícios
Conceito
Seu sistema se baseia no afastamento da estrutura do edifício à uma fachada a ser aplicada. A estrutura do edifício e a fachada são interligadas através de uma estrutura metálica . Com isso, é criado uma camada de ar em toda a sua aplicação e essa camada é o que faz esse sistema ser importante. O ar frio entra em brechas à ser criadas e vai se esquentando ao longo de sua trajetória. E sua consequência é a climatização e refrigeração do edifício a ser considerado. As figuras a seguir ilustram esse sistema:
1 - Radiação Solar
2 - Reflexão
3 - Condução
4 - Radiação Material
5 - Convecção
6 - Fluxo interior
Materiais
Existem seis materiais diferentes encontrados no mercado: betão polímero, vidro, alumínio perfilado, alumínio tricamada, cerâmica e madeira modificada. O betão polímero é uma mistura de quartzo e silício, o que garante uma ótima estanqueidade, alta resistência e pouco peso .O vidro é o material com uma vasta aplicação no mercado de fachada ventilada, pois seu material é de fácil acesso e garante uma beleza estética incomparável. O alumínio perfilado e o tricamada são mais utilizados em edifícios comerciais e quando há aplicação de fachada ventilada em prédios já executados. Já a cerâmica e a madeira modificada são poucos aplicados pois seus materiais são obrigados a se ter uma constante reforma.
Alguns edifícios com o sistema de fachada ventilada:
Vidro:
Betão Polímero:
Alumínio perfilado: Alumínio tricamada:
Cerâmica: Madeira modificada: